terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Resenha/Crítica - Ele Está de Volta

Eae galera, blz? Eu sei que eu estou meio sumido, mas é tudo por causa do fim de ano mas especificamente as provas. Pelo mesmo motivo meu ritmo de leitura estar bem lento, mas daqui a alguns dias isso será resolvido e começarei a postar com mais frequência, enfim vamos a resenha. 

Livro: Ele Está de Volta
Autor: Timur Vermes
Editora: Intrínseca 

 Este livro estava na minha mira a algum tempo, tanto por ser bonito tanto por tratar de um assunto polêmico: Adolf Hitler. O livro começa bem interessante até , pois o autor consegue trazer esta personalidade a tona em pleno século 21. A história ronda em torno dele acordando basicamente em um terreno baldio , e se deparando com a "Alemanha Contemporânea". Ele lógico, fica perplexo com tudo que está a sua volta e tenta o mais rápido possível, tentar voltar ao poder e consertar as coisas. Ele irá receber a ajuda de um jornaleiro bem simpático até, que dá o apoio que ele precisa pra poder se restabelecer. Um determinado acontecimento acaba acontecendo e ele vai parar no Youtube. Agora como novo "centro das atenções" ele irá receber tanto apoio quanto críticas das pessoas. Mas a forma com ele encontra de voltar aos "holofotes" é bem inteligente. O jornal Bild , será a "pedra" no sapato do nosso "protagonista". O livro todo é o Adolf fazendo observações de tudo que ele vê mas comparando com a Alemanha de 1940. Isso pra mim particularmente tornou-se um fardo, porque no meio do livro a leitura começa a ficar um pouco cansativa. O livro tem lá suas horas divertidas mas nada de mais. Uma coisa que eu também não gostei, foi a seleção dos nomes dos personagens, claro que estamos lidando com alemães mas mesmo assim, me encheu um pouco. Que fique claro que as pessoas sim, estranharam ele se dizer ser o próprio Hitler, mas ele como sempre conseguia encontrar uma escapatória mas de uma forma até "inocente", porque pra ele , a sua influência continuara forte. Mas ele nunca percebia que as pessoas viam ele apenas como um comediante , e não como o próprio ditador. O final do livro pra mim foi meio decepcionante. É aqueles tipos de livros que a gente fica "tá e aí?" . Eu dei 3 estrelas pra ele no Skoob , em forma de "resposta". Com essa leitura eu concluo que não devemos mais ir com tanta sede ao pote, porque o livro pode não nus dá o retorno esperado. 

"As feridas mais profundas quem faz é o destino em nossos corações" *Ele Está de Volta , Página: 267*

Espero que vocês tenham gostado da resenha, um pouco demorada mas saiu. Até a próxima , pessoal :). 

0 comentários:

Postar um comentário