segunda-feira, 22 de junho de 2015

Resenha - A Pianista dos Lobos


 Livro: A Pianista dos Lobos
Autor: José Pinho dos Santos
Editora: Chiado Editora 


Olha quem voltou com as resenhas \o/ hahaha! Não gente, na verdade eu demorei porque minhas leituras estavam um fracasso... Sem falar nos problemas pessoais. Mas enfim! Chega de enrolação e bora pra resenha :)

Bom, o livro A Pianista dos Lobos a princípio se mostrava um livro de fantasia, era pelo menos o que eu achava quando vi essa capa maravilhosa, mas deixemos essa parte mais pra frente. 

Eu classifico esse livro como um Drama. A história dessa obra vai girar em torno da Odete, uma garota jovem e não muito ambiciosa, que a pouco tempo perdeu os pais, na qual os mesmos foram vitimas de um assassinato. Ela que veio de família rica , todos do ramo da política nunca foi muito de ligar para as coisas "de gente grande". O livro começa mostrando essa personagem completamente perdida pois não sabe como lidar com a perda e como prosseguir adiante com as finanças da família. Ela irá acabar conhecendo uma vizinha que trabalhou com os pais dela na Câmara Municipal da cidade, chamada Dona Emília. Essa vizinha vai acabar acolhendo a pobre jovem como uma filha e será, digamos, a mentora dela dali em diante. 




















O livro vai começar a andar a partir daí. Ela por ter apreendido a tocar piano com sua mãe quando criança, vai entreter todos na casa dessa nova amiga. E assim criar simpatias com todos. O grande 'Q' dessa história é saber como a Odete filha do prefeito recém assassinado irá se virar com todas as dificuldades. No decorrer do caminho o autor vai colocando diversos personagens que vai se relacionar (ou não) com a nossa protagonista. O pai da Odete tinha um sonho desde que se tornou prefeito, e aí ela só descobrirá o que é mais pro final. Sobre a trama não posso falar mais por ser um livro curto porém difícil.  O que você tem que ter em mente é: é um livro que a narrativa é um pouco cansativa, tem muitos personagens e o autor brinca de mudar de diálogos muito rápido. O nível de romance desse livro é baixíssimo e foca mais no desenrolar da maturidade da personagem principal.

É um livro que foi difícil de descascar pois está no português lá de Portugal, então vez ou outra eu não entendia a palavra e tentava compreender pelo contexto. O livro tem referência como por exemplo: Vitor Hugo (autor de: Os Miseráveis). A obra do José Pinho dos Santos tem fortes críticas aos preconceitos e "descriminação" com vários tipos de artes e de como as pessoas nem sempre valorizam. Isso foi algo que achei bacana no momento da leitura. Eu achei o final um pouco exagerado, e foi muito rápido, sabe? Não é que o livro seja ruim, mas não sei se todos iram curtir. 

















E sobre a edição, não preciso nem falar muito, né? A Chiado Editora sempre faz um ótimo trabalho ainda mais quando se trata de livros mais curtos. O tipo de folha do livro é mais resistente , lembra muito folha de jornal (o que eu acho incrível). Essa lombada fica linda na estante e vale a pena ter uma obra como essa pra nos tirar da zona de conforto. 

Gente não deu pra gravar a resenha do livro, pois estou com problemas no editor, mas assim que tiver resolvido, irei vim aqui e editar, ok?

Bom, espero que tenham gostado. Até a próxima :)

"Apenas o criador de qualquer arte, o artista, sabe o trabalho que uma obra qualquer lhe deu, os tormentos que passou para expôr sua criação" - Pág 93

Visite também :)

0 comentários:

Postar um comentário